-
Arquitetos: Haro Architects
- Área: 200 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Tobias Kreissl
-
Fabricantes: Duravit, Hormann, PREFA, Schüco, Sto, Vola
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada nos arredores de Salzburgo, numa área densamente construída com casas unifamiliares. O edifício é definido por três elementos principais: fachadas de pedra natural, um plano horizontal de concreto aparente e três troncos piramidais em chapa metálica.
A casa fechada e enigmática em relação à rua, abre-se para o jardim interno onde uma piscina chama a nossa atenção. No interior estabelecem-se tensões entre os espaços com alturas diferentes, entre os lugares mais recolhidos da casa iluminados pela luz zenital e os outros que desfrutam da luminosidade que entra pelos grandes vãos e que recebem a luz do jardim e da água da piscina. Ali combinam-se cores, texturas e materiais como a madeira de nogueira ou o veludo, criando um ambiente de calma e recolhimento que contrasta com o exterior "duro" da casa.
O interior prolonga-se para o jardim através dos grandes envidraçados que abrem para a varanda. Esta é coberta por uma grande laje em balanço que sublinha a ligação entre o interior e o exterior. Assim é criado um espaço que funciona também como sala de estar exterior, mas protegido, numa ligação muito próxima da piscina natural em concreto polido.
Nesta intervenção pretendeu-se alcançar a intemporalidade que encontramos nas casas de meados do século XX e, por isso, escolhemos uma materialidade que permitirá o envelhecimento da obra enriquecendo-a. É uma obra que assume a sua contemporaneidade, na linguagem, nos materiais, na proposta espacial e na relação com o exterior, mas que se quer perene, em que o tempo lhe vá conferindo ainda mais carácter.